Como Prender a Bicicleta na Rua com Segurança e Evitar Furtos

Por Pedro Werneck

Apaixonado por bicicletas, publicitário e parceiro Velo


Ter a bike furtada é um pesadelo para qualquer ciclista. Portanto, aprenda como prender a bicicleta na rua com mais segurança e evitar este tipo de transtorno.

O furto de bicicleta é um crime muito comum e só perde para o assalto.

Com o aumento do uso das magrelas para locomoção urbana, as estatísticas de furtos aumentam a cada dia, inclusive fazendo crescer a curiosidade para entender como funciona um seguro de bicicleta.

O furto de bicicleta se tornou um dos preferidos dos ladrões, pelo difícil rastreamento e identificação, além de ter um retorno considerável para quem rouba. 

Vamos considerar que, com o boom das bikes pelas cidades, as pessoas estão investindo em bicicletas cada vez melhores, que podem custar até o preço de um carro popular.

E aí que está: roubar uma bike muitas vezes pode ser muito fácil! 

E para quem acha que só amarrar a bike perto de alguns pedestres é uma solução válida, aconselho assistir o vídeo abaixo  (em inglês), que mostra a facilidade para se furtar uma bike na cidade de Nova York.

Engana-se quem pensa que esse tipo de crime é mais frequente do Brasil em relação a países considerados mais desenvolvidos. Em Amsterdã, capital mundial do ciclismo e considerada a melhor cidade para pedalar, são registrados entre 50 e 80 mil furtos de bicicleta por ano.

Antes de tudo, é importante saber qual a diferença entre furto e roubo, bem como entender o que é furto qualificado e furto simples. 

Um passo importante a ser tomado antes mesmo de sair de casa é ter anotados todos os dados da bicicleta.

Especialmente para os ciclistas que não possuem nota fiscal, é essencial ter documentado o número de série do quadro, e uma especificação de todas as peças da bike.

Não deixe de fotografar e catalogar a bike e suas peças. 

Em caso de furto, ter todos os dados em mãos será fundamental se precisar fazer um boletim de ocorrência, e assim aumentar as chances de reaver sua bike, caso ela seja roubada.

Mas afinal, como evitar que sua bike seja furtada ao prendê-la na rua? Aqui vão algumas dicas:

1. Use cadeados apropriados

Não economize na compra de cadeados. É um erro pensar que uma corrente de elos simples presa por um cadeado comum irá deixar a sua bicicleta protegida.

Quem está na rua para furtar bikes está muito bem preparado para arrombar a maioria dos cadeados comuns, que você erroneamente acha que traz segurança para sua bike.

O mais recomendado é sempre utilizar dois tipos de cadeados. 

Recomendamos o cadeado U-Lock para funcionar como seu cadeado principal.

Composto de duas partes separáveis ou com uma das pontas presas à barra central, o U-Lock é um cadeado capaz aumentar substancialmente a segurança da sua bike quando estiver presa.

Tecnicamente, nenhum cadeado é indestrutível. O que ocorre na prática e é o mais desejável quando utiliza um destes cadeados com um cadeado mais resistente a sua bike deixa de ser a preferência quando o bandido tiver outras opções. 

Fizemos um post que fala especificamente sobre como escolher o melhor cadeado para sua bike.

No Brasil ainda é especialmente mais fácil proteger a sua bike com um bom cadeado U-lock porque, devido à facilidade que o bandido tem para encontrar bicicletas estacionadas com cadeados pouco resistentes, como nos casos de cabos de aço em espiral, de longe os mais populares no Brasil. 

Estes ladrões dificilmente estarão equipados com uma ferramenta capaz de serrar um cadeado U-lock, já que a maioria usa alicates que tornarão o seu trabalho mais difícil se tentarem romper este tipo de cadeado.

O vídeo acima mostra a dificuldade em partir um cadeado U-lock, mesmo utilizando um alicate de grande porte.

Boas opções de cadeado podem ser encontradas na loja online da Decathlon. Os preços são variáveis, mas a compra de um bom cadeado deve ser vista como um investimento. Veja que eles fazem uma classificação de 1 a 10, bastante interessante.

2. Escolha onde irá prender a bike

A escolha do local correto impacta diretamente na possibilidade de você ser alvo de um furto de bicicleta.

A escolha deve passar por alguns pontos principais. O primeiro é iluminação.

Iluminação do local

Evite ruelas, ou partes da calçada que são mal iluminadas. 

O ideal é guardar a bicicleta em um estacionamento com paraciclos, mas se precisar estacionar em um local público, prenda a bike em um lugar que chame bastante atenção, tanto dos motoristas quanto dos pedestres e que seja um local bastante movimentado.

Se prender a bike de dia e só for pegar a noite, tente achar postes de iluminação e colocá-la em baixo da área que será iluminada. Lembre-se, é mais fácil para um ladrão furtar uma bicicleta se ele não estiver chamando atenção. E não custa reforçar, sem um excelente cadeado, você dará chance ao bandido de planejar melhor como irá furtar a sua bicicleta.

Alem da iluminação, o movimento da via é muito importante.

Movimento da via onde a bike será presa

Escolha ruas e calçadas movimentadas. 

Dê preferencia para lugares que ficam em frente a lojas com muito movimento ou perto de pontos de ônibus.

É essencial que você pare em um lugar movimentado, portanto lembre-se que é melhor caminhar um ou dois quarteirões tendo a certeza que sua bike está bem protegida do que parar exatamente na frente do destino e esperar que ninguém esteja com vontade de levá-la.

O outro ponto importantíssimo é escolher a qual estrutura você vai prender sua bicicleta.

Estrutura onde você irá prender a bike

O furto da bicicleta fica bem mais fácil se a mesma estiver presa a uma grade muito fina, ou a um poste com menos de 4 metros de altura.

O ideal são os bicicletários, principalmente aqueles em que a bike pode ser fixada a dois ferros distintos que ficam presos ao chão. 

Como não é comum ter acesso a esse tipo de estrutura, procure por postes altos e resistentes, assim como grades bem presas ao chão e feitas de metal espesso.

Certifique-se de não cometer este erro ao prender sua bike:

Evite árvores, a natureza agradece.

prender a bike para evitar furtos

3. Cuidado com as partes móveis da bike

O furto de bicicleta é muito comum, mas quando os ladrões não conseguem levar a bike toda, tentam levar uma parte dela. Partes que podem ser tiradas com relativa facilidade, como o selim ou as rodas (no caso de presilhas quick release), representam um alvo fácil para furtos.

Se sua bike tem partes móveis que podem ser retiradas em segundos, você tem que tomar alguns cuidados extras na hora de prendê-la na rua.

As rodas devem ser presas ao quadro e a grade, como vou explicar melhor adiante. O selim é mais difícil de ser preso, mas pode ser facilmente levado com você na mochila, por ser uma peça menor.

Qualquer peça que demande um nível maior de tempo e ferramentas apropriadas não deve ser alvo de furtos se a bike estiver presa em um local adequado.

Tenha atenção também para possíveis acessórios de valor que você possua em sua bike! 

4. Prendendo a bicicleta corretamente

As instruções dadas aqui são para o uso do conjunto de cadeados como o que citei acima, mas podem ser adaptadas para outros conjuntos de correntes e cadeados. 

A ideia é que você não encontre isso quando for pegar sua bike:

Para assegurar que sua bike está o mais segura possível, você deve prender tanto o quadro quanto as duas rodas. Para isso, use o cadeado U-Lock para prender a roda traseira e o quadro a estrutura fixa.

Nessa etapa é essencial garantir que haja o mínimo de espaço possível sobrando entre a bike e o ponto fixo. Quanto mais espaço, mais fácil o emprego de ferramentas maiores e conseguir arrombar o cadeado.

Para prender a roda dianteira, pegue o cabo de aço e passe por dentro da roda, passando também pelo quadro, e fixando no cadeado U-Lock. 

Esse cabo também deve estar o mais esticado possível, diminuindo os espaços vazios. Não se esqueça de prender o cabo de aço ao cabo U-Lock.

Antes de testar isso na rua, recomendamos que você experimente fazer em um local da sua casa, a fim de entender a melhor forma de prender sua bike. 

Se tiver algum cadeado menor você pode usá-lo para prender o selim ao U-Lock, caso não queira levá-lo com você.

Assalto enquanto pedala? A Velo protege você.

5. Deixe a bike o menos atraente possível

A aparência da bike é tão importante para você quanto para os ladrões. Se sua bike for de uso diário, e você estacioná-la na calçada constantemente, então vale a pena piorar o visual dela.

Deixe a bike suja. Mais sujeira deixa a bike menos atraente e diminui seu brilho. Mas lembre-se: não deixe as juntas, correntes e suspensão sujas ou secas. Isso atrapalha no funcionamento e na conservação da bicicleta. Deixe a sujeira acumular somente no meio do quadro e do garfo.

É importante tomar cuidado com isso, pois a sujeira pode acabar causando danos a longo prazo na sua bike. Então, siga essa dica com moderação! 

Seguindo todas as instruções acima, eu estou 100% seguro contra um furto de bicicleta, certo?

Infelizmente não. É impossível estar totalmente seguro. Mas seguindo estes passos, você irá tornar da sua bike uma das piores opções de furto para os ladrões, se não a pior.

Como falamos no início deste artigo, é importante tomar outras medidas de segurança para evitar o furto de bicicleta, como ter os dados da sua bike anotados em casa, e ter um bom seguro de bicicleta.  

FAÇA AQUI UMA SIMULAÇÃO GRATUITA DE SEGURO PARA SUA BIKE.

Não se esqueça de cobrar mais bicicletários da prefeitura da sua cidade e maior segurança nas ruas. Um futuro com menos furtos é responsabilidade de todos, inclusive sua.


Leitura recomendada

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}