Qual a diferença de Roubo, Furto Simples e Qualificado?

Saber diferenciar furto simples, qualificado e roubo é fundamental para compreender como estes termos impactam na cobertura da sua apólice de seguros.

duilly-velo

Por Duilly Cicarini

CEO Veloseguro

Muitas pessoas acham que roubo e furto é a mesma coisa. Mas a verdade é que há 3 tipos diferentes de roubos: os assaltos, os furtos simples e os furtos qualificados. Neste artigo, vamos te mostrar quais as diferenças entre roubo, furto simples e qualificado. 

Se você já possui ou pretende contratar um seguro de qualquer equipamento, seja um seguro de bicicleta, celular ou câmera fotográfica, você precisa ler este resumo.

Até o dia em que entrei em uma sala de aula para me formar corretor de seguros, ninguém me convenceria de que as palavras roubo e furto não são sinônimos na linguagem de seguros.

A minha opinião é que ninguém precisaria entender estes termos se as seguradoras conseguissem traduzi-los nos eventos cobertos, e explicarei melhor minha opinião aqui neste artigo.

Portanto, espero que este texto ajude você a não cair na armadilha da desinformação sobre as regras de seguros e, quem sabe, sensibilizo seguradoras a repensarem o clausulado de seus produtos.


Diferença entre Roubo e Furto

Para 99,9% da população (os outros 0,01% possivelmente trabalham com seguros), estes termos representam a mesma coisa.

Há de se esperar, portanto, que haja tanta confusão e dor de cabeça para o segurado quando de fato ele se deparar com um evento não coberto.

Roubo e furto tem o mesmo efeito final, você deixa de ter um bem. A diferença se dá no modo como o evento ocorre:

Roubo (ou assalto) é quando você é abordado e o bandido toma algo que te pertence. Furto é quando o bandido leva algo que te pertence e quando você deu falta, já era.

Imagino que algum profissional da área ao ler este artigo dirá: Ah, mas o roubo é caracterizado pelo emprego de ameaça, coação ou violência. 

Para mim isto é subjetividade pura. Se eu estiver pedalando à noite em Copacabana e alguém gritar: Perdeu! Uma palavra será basta, mesmo que venha acompanhada de um sorriso sínico do bandido. Eu perdi, pronto.

Conforme está descrito no Código Penal, artigo 157, roubo ocorre quando você é abordado e sofre algum tipo de coação, ameaça ou violência. 

Acima vemos um exemplo de roubo. Os bandidos aplicam violência e ameaças para assaltar o ciclista.

Ao contrário, o furto acontece quando você e o bandido não tem contato direto.

Acima temos um exemplo de furto. Um bandido pega uma bicicleta que está amarrada na rua e foge, sem ter nenhum contato com o dono (que certamente vai considerar fazer um seguro para sua próxima bike).

No furto, o criminoso pode tirar algo do seu bolso sem que você perceba, ou invadir sua garagem e levar sua bike, mas você só percebe quando seu bem já está nas mãos do bandido.

Se algum profissional da área ler esta afirmação simples, dirá: Ah, mas não é bem assim. Existe uma diferença entre furto simples e furto qualificado e dependendo, a seguradora não irá pagar.

Ok, chegaremos lá. Mas furto é exatamente o que eu disse acima. Simples assim.

Aqui na Velo somos especializados em seguros de bicicleta, e-patinetes e e-scooters. Portanto, peço sua compreensão se utilizar os exemplos voltados para quem quer contratar um seguro para sua bike, mas certamente eles se aplicarão a qualquer seguro de equipamento.

Agora que você já sabe diferenciar furto e roubo, é hora de conhecer a diferença entre furto simples e furto qualificado, pois é onde você precisa tomar mais cuidado para não ficar sem a cobertura da seguradora.

roubo e furto de bike segurança

Diferença entre Furto Simples e Furto Qualificado

Antes de prosseguir, preciso deixar claro que simplificar os termos não é neglicenciar os fatos.

O seguro é um produto comercializado por instituições privadas que se baseiam em cálculos estatísticos complexos realizados pela seguradora, e você adquire porque considera que é melhor não contar com a sorte.

Sendo assim, você decide pagar uma pequena fração do valor do seu bem em nome da sua tranquilidade.

É justo e muito vantajoso para quem entende o valor de poder contar com a seguradora quando a sorte não estiver do seu lado.

É uma espécie de bilhete de loteria que quando você é "premiado", a seguradora assume o prejuízo em seu nome. 

Mas por que eu disse tudo isto?

Por que a seguradora não irá contar que você relaxou em se cuidar só porque contratou um seguro. Se você não for capaz de provar que tomou os cuidados para impedir o acesso livre, ao bem, não é ela quem irá pagar pela sua negligência.

Veja este exemplo bastante simples de entender: Você deixa sua bike na garagem da sua casa, mas o portão está aberto. No outro dia você acorda e a bike não está lá.

Nada foi arrombado, o bandido passou, abriu o portão e levou, e é isto que categoriza um furto simples. A sua definição e diferença para o furto qualificado estão aqui:

Furto simples é quando o bem é levado sem que haja vestígios de ruptura de obstáculo para acessá-lo. Furto qualificado é a subtração que deixa vestígios de ruptura de obstáculo para acessar o bem.

Para as seguradoras, o furto simples é considerado quando não são encontrados vestígios que evidenciem que obstáculos existiram e foram destruídos. 

Teoricamente, o furto simples é o desaparecimento inexplicável de algo, mas adotar este entendimento é bem delicado, pois dependendo do ponto de vista, sempre haverá alguém com uma explicação.

 - "Eu deixei meu celular na mesa do bar e quando voltei ele não estava mais lá. Ora, alguém levou embora porque agora ele está desligado e ninguém me avisou que encontrou".

Ainda assim é furto simples. 

É como deixar as chaves do automóvel na ignição e sair de perto. O ladrão não precisa nenhum esforço para efetuar o furto. Basta ter a cara de pau de entrar no carro sem condutor e saber dirigir.

Veja o exemplo de furto simples no vídeo abaixo. 

O vídeo mostra o momento exato em que um furto simples acontece.

A bicicleta não está presa por correntes ou guardada em um local protegido. O ladrão não precisa transpor nenhum obstáculo, simplesmente pega a bike e sai pedalando.

Gosto deste exemplo por que ele está lá, documentado. Todo mundo vê pelas câmeras que alguém viu a bike sem cadeado, passou e levou embora. 

Mas é furto simples. 

Mas e o furto qualificado, como é caracterizado?

Furto qualificado, segundo o Código Penal, artigo 155, é aquele em que ocorre a destruição ou rompimento de obstáculo; abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza; emprego de chave falsa ou mediante concurso de duas ou mais pessoas.

O vídeo que coloquei para exemplificar o que é um furto, no capítulo anterior, mostra um furto qualificado.

Ao avançar até o minuto 1:50, é possível ver o momento em que o bandido rompe uma corrente que prende a bicicleta.

No vídeo acima, um youtuber mostra como é fácil furtar bicicletas em Nova York.

O interessante é que todos os exemplos do vídeo são furtos qualificados, pois as bikes estão presas por cadeados. Inclusive são usadas diferentes ferramentas para romper diferentes cadeados.

Muitas apólices de seguro são bastante restritivas ao que é considerado furto qualificado, o que pode gerar controvérsias se confrontado com o que diz a lei.

Analisando a apólice de algumas operadoras notamos que elas qualificam o furto apenas quando há evidências de arrombamento de portões, destruição de telhados e muros e não há menção para escalada, abuso de confiança ou chaves falsas.

Observem no texto abaixo retirado de uma apólice em uma seguradora que inclui a bicicleta em seu seguro residencial, o que será considerado o furto qualificado:

Subtração cometida, mediante arrombamento de portas, janelas, vidros, telhados, grades e paredes, desde que, tenham deixado vestígios materiais evidentes, ou tenha sido constatado por inquérito policial, desde que não esteja na posse de terceiro.

Mas por que diferenciar furto simples e qualificado?

É importante ter conhecimento das diferenças pois um seguro de equipamentos não indenizará o furto simples. 

Em tese, os furtos simples não são cobertos porque, a rigor, não é sequer possível provar que houve um furto de fato.

Mesmo que você contrate um seguro, você deve considerar que a seguradora possui regras de governança corporativa e se não é possível encontrar vestígios do furto, ela não poderá indenizar o cliente. Isto é uma forma de até mesmo proteção para a empresa, evitando fraudes. 

Mas é claro que seria muito mais fácil se as seguradoras traduzissem estes termos para o seu público alvo, formado por não especialistas.

No lugar de "furto qualificado", poderia estar escrito: furto por arrombamento do local de guarda, furto por ruptura de cadeados e travas, furto por arrombamento de veículo transportador, etc.

No lugar de "roubo", teríamos: assalto enquanto pedala, assalto enquanto transporta a bicicleta em rack veicular, etc. 

Dicas para guardar a sua bike com segurança:

É muito importante que você entenda que, mesmo possuindo um seguro para sua bicicleta, deve sempre ficar atento às dicas de segurança abaixo para não ficar desprotegido:

  1. Mantenha sua bike sempre presa pelo quadro a um objeto irremovível por cadeados e correntes;
  2.  Evite deixar a bike em espaços onde haja tráfego livre de pessoas, especialmente em locais perigosos;
  3. Se usar a bike para trabalhar, procure um estacionamento particular e negocie para guardá-la presa no estacionamento (não esqueça do cadeado preso a um objeto irremovível).
  4. A "regra de ouro" é: A ocasião faz o ladrão. Você evitará a maior parte do risco de furto se tiver um comportamento preventivo. 

Escrevemos um post em nosso site que fala dos cuidados para evitar o furto da sua bike. Confira!

Compare aqui e escolha o seguro de bicicleta perfeito para o seu perfil.


Leitura recomendada

Comments are closed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}